sábado, 9 de fevereiro de 2013

Mídia faz de tudo para acabar com o carnaval do Rio 2013


Bola Preta faz seu 95º desfile e leva 1,8 milhão de pessoas para o Centro

  • Multidão encontrou dificuldades na dispersão, e algumas pessoas foram imprensadas contra a grade que protegia equipes de TV e o Municipal
  • Bloco trouxe cinco trios elétricos, além da tradicional banda
RENATO ONOFRE
LUIZ GUSTAVO SCHMITT
Publicado:
Atualizado:

Pessoas que passaram mal subiram em carros da PM no desfile do Bola Preta
Foto: Carlos Ivan / O Globo
Pessoas que passaram mal subiram em carros da PM no desfile do Bola Preta Carlos Ivan / O Globo
RIO — O Cordão da Bola Preta fez na manhã deste sábado o seu 95º desfile. Para animar a galera, além da tradicional banda, o Bola trouxe este ano cinco trios elétricos, dois a mais do que no ano passado. Segundo a Riotur, 1,8 milhão de pessoas se espremeram pelas as ruas do Centro do Rio, 400 mil a menos do que o ano passado. No fim do desfile, a multidão que vinha pela Avenida Rio Branco atrás do bloco encontrou dificuldades na dispersão por conta de carros das equipes de TV e algumas pessoas foram imprensadas contra a grade que protegia o equipamento e o Theatro Municipal. Foliões subiram em carros da Polícia Militar.
— O carnaval do Rio só começa quando o Bola vai para a avenida. O Bola é uma instituição do Rio de Janeiro e a gente se sente muito honrado com isso — disse Pedro Ernesto Marins, presidente do bloco.
O Bola Preta teve novamente este ano a atriz Leandra Leal como porta-estandarte. A cantora Maria Rita, pela quinta vez consecutiva, foi madrinha do bloco.
— Não sei passar o carnaval sem estar no Bola — disse Leandra, que desfila no Bola desde criança.
Mas foram os foliões anônimos que chamaram atenção e não economizaram na criatividade na hora de se fantasiar. Pelo bloco, podiam ser vistos Smurfs e super-heróis, como o Homem Aranha e a Mulher Maravilha. Um grupo de 15 palhaços também chamava a atenção com roupas nas cores preta e branca. Cada um gastou R$ 500 para fazer a fantasia.
- Quando eu comecei vir ao Bola Preta o público era cerca de 100 mil pessoas. De lá para cá, houve uma transformação. Hoje somos mais de 2 milhões de foliões - Sidclay Carlos dos Santos, de 35 anos.
O desfile atraiu público de diferentes gerações. Fantasiados de presidiários o casal Bárbara da Silva, de 32 anos, e Alexander Lemos, de 35, vem de Niterói há oito anos para prestigiar o desfile.
- Apesar da multidão e da confusão de pessoas, sempre vale a pena vir ao Bola que é alma do carnaval do Rio. Procuramos sempre curtir o bloco pela beirada da rua para evitar o risco de roubos e furtos.
"Tradição, paz, amor e folia ... 95 carnavais" é o tema da Bola Preta neste ano. Antes do início do desfile, a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, falou aos foliões sobre a campanha do governo federal contra a exploração infantil:
— O carnaval do Rio é uma referência para o Brasil. Nada mais oportuno do que vir aqui e passar para essa mensagem para a multidão. As pessoas precisam saber que a exploração infantil é crime.
No início do desfile, o som apresentou problemas que logo foram resolvidos.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/blocos-de-carnaval/bola-preta-faz-seu-95-desfile-leva-18-milhao-de-pessoas-para-centro-7535998#ixzz2KQoWcq1V
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário