sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Epidemia de violência na Lapa. Até quando?

 - Atualizada às 

Antes de matar dono de bar, bando roubou pelo menos um estabelecimento na Lapa

Polícia faz buscas por criminosos. Cabral anunciou operação permanente no bairro

FELIPE FREIRE
Rio - Antes de assassinarem o comerciante Gerson Vaz, 64 anos, o grupo de criminosos assaltou pelo menos um estabelecimento na Rua Riachuelo. Sem que fossem incomodados pela polícia, dois dos bandidos que estavam na Tucson preta renderam o dono de um bar próximo à esquina da Rua dos Inválidos e levaram cerca de R$ 300.
Armados com revólveres calibre 38 e pistolas, eles chegaram por volta das 1h. Outros dois criminosos davam cobertura no carro. "Apontaram a arma e disseram 'perdeu'. Não mexeram com os clientes, pegaram o dinheiro e seguiram", contou a vítima.
Bar amanheceu com aviso de luto
Foto:  Felipe Freire / Agência O Dia
Minutos depois, a parada foi no Bar do Gerson. Na ocasião, segundo testemunhas, o proprietário teria tentado sacar uma arma, não conseguiu e foi atingido por um tiro no abdômen, que perfurou o fígado. A vítima ainda foi levada com vida para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, mas não resistiu. 
O grupo fugiu sem levar nada. O filho de Gerson estava no caixa do estabelecimento no momento da ação. O bar possui câmeras de TV, bem como os estabelecimentos vizinhos.No entanto, o equipamento do restaurante ao lado do local do crime não registrou o momento dos disparos. As imagens do local ainda não foram analisadas. O caso foi registrado na 5ª DP (Mem de Sá), mas foi encaminhado para a Divisão de Homicídios (DH).
Estabelecimento fico no coração da Lapa. Episódios de violência se tornaram uma constante no bairro
Foto:  Felipe Freire / Agência O Dia
Bairro vai ganhar ação permanente para fortalecer segurança
Por determinação do governador Sérgio Cabral, a Secretaria de Estado inicia, no dia 1º de janeiro de 2014, a “Operação Lapa Presente”, que terá o objetivo fortalecer a segurança e o direito de ir e vir dos moradores e frequentadores da Lapa. Baseada no modelo da Operação Lei Seca, a ação na Lapa terá caráter permanente, com equipes nas ruas todos os sete dias da semana, sem data para terminar. Sob a supervisão do governo, contará com profissionais cedidos pela PM, Secretaria Especial de Ordem Pública (SEOP), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Guarda Municipal e Comlurb.
De forma coordenada e integrada, os agentes farão rondas em bicicletas, a pé e em veículos para promover a ordem no bairro e coibir ações criminosas. Outro aspecto da operação será o acolhimento de moradores de rua. O lançamento da "Operação Lapa Presente" é resultado de reunião feita na manhã desta sexta-feira no Palácio Guanabara.
Cabral anunciou operação permanente na Lapa
Foto:  Shana Reis / Divulgação
Participaram da reunião: o Governador Sérgio Cabral, o Secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, o Secretário de Estado de Governo, Wilson Carlos, o Chefe do Estado-Maior Geral Operacional da PM, Coronel Paulo Henrique Azevedo, o subchefe de Polícia Civil, Sérgio Caldas, a Secretária Estadual de Cultura, Adriana Rattes, o Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Social do município do RJ, Adílson Pires, o Secretário Especial de Ordem Pública Alex Costa, além de moradores e comerciantes da Lapa.
Uma nova reunião operacional acontecerá na próxima semana para estabelecer novos detalhes antes do início da operação.
Polícia Civil já pediu prisão de suspeito de matar jovem
A Polícia Civil já pediu a prisão do suspeito de assassinar o ex-aluno do Colégio Pedro II, Conrado Chaves da Paz, de 19 anos, morto na Lapa. O crime, no domingo, chocou a população e chamou a atenção para a violência crescente no bairro, lotado de moradores de rua e viciados em crack que roubam e furtam pedestres e turistas. A Divisão de Homicídios (DH) identificou o acusado, que moraria nas ruas da região e teria aproximadamente 30 anos. A identidade do suspeito não foi divulgada para não atrapalhar o fim das investigações.
Os agentes devem encerrar o inquérito no início da próxima semana. Conrado comemorava seu novo emprego e aniversário de um amigo. Ele foi atacado por um grupo de usuários de crack no fim da madrugada, na Avenida República do Chile. Marcas no corpo indicavam que ele foi esfaqueado no coração. Segundo peritos, o jovem foi morto com faca serrilhada, tipo a usada para cortar pão, com lâmina de aproximadamente 12 centímetros.
Foram designados 180 PMs para garantir a segurança na Lapa e Saara, a partir desta sexta-feira
Foto:  Osvaldo Praddo / Agência O Dia
As investigações concluíram que o crime foi um latrocínio (roubo seguido de morte) e que o motivo principal pode ter sido o celular do rapaz, que desapareceu. Conrado ainda carregava no bolso sua identidade, R$ 50 e cartão de crédito, que não foram levados. Ele estava sozinho e voltaria para casa, em Realengo, de ônibus.
A polícia ouviu diversas testemunhas e conseguiu imagens de câmeras próximas, o que ajudou na elucidação do crime e identificação do assassino. Até esta quinta-feira, os policiais ainda aguardavam que a Justiça analisasse o pedido de prisão do acusado pelo crime.
Conrado Chavez da Paz, 19 anos, foi morto a facadas na Avenida Chile
Foto:  Reprodução Internet
A atriz Ilva Niño, que há seis anos tem um teatro na Lapa, disse que a casa vai fechar as portas no dia 14. O motivo: a onda de violência e ataques de usuários de crack ao público. “Está um horror e as pessoas estão com medo de ir ao teatro. Os usuários ficam deitados no chão, pedem dinheiro, seguram as pessoas. Todos os comerciantes da região estão sofrendo porque a Lapa virou um local perigoso”, desabafou Ilva.
Lapa e Saara vão receber 180 PMs para coibir roubos a pedestres e turistas
A partir desta sexta, 180 policiais militares vão reforçar, diariamente, a segurança nas ruas da Lapa e do Centro Comercial Popular do Saara. O patrulhamento será realizado principalmente a pé, para coibir os roubos a pedestres e turistas. O centro comercial foi incluído na rota de reforço de policiamento devido ao grande número de consumidores fazendo compras de Natal. No fim de semana, o patrulhamento será feito por 100 policiais, de diversas unidades, em motos e viaturas.
Na quarta-feira, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, declarou que o problema da Lapa não era de polícia,e sim social. “Não estou dizendo que morador de rua é bandido, mas ali no meio pode haver um usuário de drogas, que comete atos impulsivos. Estas pessoas precisam ser acolhidas”, disse.
Para o secretário de Desenvolvimento Social e vice-prefeito, Adilson Pires, cada secretaria tem sua parte na ação: “Há assaltantes misturados com moradores de rua. Fazemos a nossa parte, acolhemos as pessoas em situação de vulnerabilidade, mas existe a parte da polícia e ele (Beltrame) tem que assumir”.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário