segunda-feira, 25 de maio de 2009

Cotas Raciais Parte I Isso ainda vai pegar fogo !


No Brasil está em andamento no congresso nacional o estatuto da Igualdade Racial, que tem como meta principal reservar 50% de vagas para negros, índios e estudantes oriundos das escolas públicas, em empresas públicas, universidades e comerciais de tv. O tema vem gerando muita polêmica no país, por isso coloquei alguns trechos abaixo de períodicos semanais que são a favor e contra a medida. Na parte I, vamos vê quem é contra.
Da Revista Semanal(grupo Abril), trabalhou como o seguinte enfoque: As cotas raciais é injusto? aí diz, os seguintes pontos: 1.Questão Sócio - econômica: São diferenças de renda, com tudo que vem associado a ela, e não de cor, que limitam o acesso ao ensino superior. 2.Genética: Raças Humanas não existem. A cor da pele, uma adaptação evolutiva aos níveis de radiação ultravioleta vigentes em diferentes áreas do mundo. 3.Martin Luther King: " Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos viverão um dia numa nação na qual não serão julgados pela cor de sua pele, mais pelo contéudo de seu caráter".
4.Privilégio: As cotas raciais proporcionam privilégios a uma ínfima minoria
de estudantes de classe média e conservam intacta, atrás de seu manto falsamente inclusivo, uma estrutura de ensino público arruinada. 5.Racismo: Leis Raciais criam uma fronteira brutal no meio da maioria absoluta dos brasileiros.
Na questão 1, questão do capilé é importante dizer que, sim pode até ser a questão apenas de grana, mais pq tanta gente negra mora nas favelas brasileiras. No morro dos Macacos(Vila Isabel - Zona Norte/RJ), Morro da Mangueira(Zona Norte/RJ) e Cruzada São Sebastião(Leblon/Zona Sul-RJ), são maioria. Ainda, seguindo a lógica que diz a Revista Semanal, eu coloco, como todos no Leblon(asfalto) são ricos e quase maioria são brancos, eles, tem a sorte deste pequeno atalho(grana) os levarem mais fácil ao ensino superior. Agora, pergunto, será que alguém vai dividir alguma coisa(dinheiro)? Vai é mandar a PM matar quem tentar ameaçar o chamado status quo da galera.
No item 2, Genética, todos somos iguais. Não mete essa ! A Sociedade sabe muito bem quem é preto e branco. A PM tá na rua pra isso mesmo. Não adianta falar que minha avó ou avô ou trataravô era negro, isso, na rua ninguém olha. Ponto 3, Martin Luther King, o que ele diz realmente é verdade e no começo das cotas nos EUA, ele e um determinado grupo eram contra, porém, é bom ressaltar que ele era contra porque a iniciativa partia de pessoas do governo que até então, metia bala na população negra. Depois, o grupo dele percebeu que era um caminho e não uma saída. Somos sabedores que até hoje o racismo lá é latente. Foi a política do pegar ou largar. Item 4, Privilégios, é acreditar em papai noel, achar que o governo vai investir em escolas públicas de base. Escolas públicas que tem dinheiro, são somente as escolas técnicas, pois é estratégico para o país. Também o governo seria muito idiota, se não desse dinheiro para essas escolas. Por fim, o quesito 5, com certeza, com mais informações pessoas que antes não tinham acesso ao ensino superior, uma vez tendo, não passaria mais a contar com iniciativas de uma sociedade colonial como a nossa, ou seja, articulariam construções de novas ferramentas e ideias que pudessem sustentar-los por décadas. Aí, poderia sim ,surgirem grupos armados, como: Hamas(Faixa de Gaza), Sendero luminoso(Peru), Farcs(Colômbia), afinal, ninguém conquista o poder sem sangue. É só folhear alguns livros de história, que veremos que muitos países ditos civilizados, são verdadeiros, centros do terror mundial.
Veja só, hoje(26/05/09), o deputado Flávio Bolsonaro(PP), entrou com uma ação para suspender as cotas na Universidades do Rio de Janeiro. Ninguém merece esse cidadão. Um cara, que defende a pena de morte, o porte de arma e outras atrocidades como políticas públicas, não merece o meu crédito. Quem sabe se a indústria de armas, não o apoia nas suas campanhas eleitorais.
Enfim, até o próximo tópico... das cotas raciais.

Um comentário: